Quinta-feira, 22 de Setembro de 2005

VATICANADA

Fascismo3.jpg

Tirado daqui:

”Carla del Ponte, a Procuradora-chefe do Tribunal Internacional Criminal para a Ex-Jugoslávia acusa a Igreja Católica e a hierarquia do Vaticano de não colaborarem na entrega do acusado de crimes de guerra e violações dos direitos humanos General Ante Gotovina, protegido num mosteiro franciscano algures na sua terra natal, a Croácia. País, cuja abertura de negociações de eventual adesão à UE está dependente da entrega daquele homem pelas suas autoridades ao Tribunal Internacional.
Instado o Vaticano - incluindo por apelo directo da Procuradora ao Papa Bento XVI - deparou-se um comprometido silêncio. A ponto da católica romana Sra. Del Ponte decidir rebentar as pontes e vir queixar-se publicamente:«Eu levei o assunto junto do Vaticano, mas o Vaticano recusa totalmente co-operar connosco».
O actual Secretário de Estado da Santa Sé, Monsenhor Lajolo, alega que o Vaticano não tem autoridade directa sobre bispos individualmente, para se furtar a repudiar declarações do Bispo croata Mile Bogovic, de Gospic e Senj, que considerou o tribunal como «político» e determinado a distorcer o passado da Croácia e se referiu ao General Gotovina como um «símbolo de vitória».


Ana Gomes diz que se lê isto e isto se ouve e “não se acredita”. Não entendo a perplexidade. O proteccionismo vaticanesco ao católico-nacional-fascismo croata é velhíssimo. Aliás, foi uma base fundamental para o desmembramento da Jugoslávia, a imposição independista croata e para que as labaredas da guerra e a ignomínia dos genocídios encharcassem de crime e sangue os Balcãs. Vai levar largos tempos até que o bolor do nacional-catolicismo seja varrido com ar fresco. Continua a saga que ligou as sotainas do Vaticano aos nacional-catolicismos não só na Croácia mas também em Portugal, Espanha, França de Vichy, Hungria, Polónia, Eslováquia e outros tantos mais. Os Papas têm uma fatal atracção para abençoarem fascistas e criminosos que rezem o terço.

Imagem: o traço implacável de Abel Manta.
publicado por João Tunes às 16:52
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Joo a 23 de Setembro de 2005 às 11:59
Excepto se forem escoceses, é claro. Entretanto, julgo nada o importar ver mulheres de calças...


De mfc a 23 de Setembro de 2005 às 00:09
Quando vejo homens de saias fico sempre de pé atrás!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. NO RIO DA TOLERÂNCIA

. LEMBRANDO MARIA LAMAS, MA...

. SOLDADO FUI, OFICIAL TAMB...

. UMA VELHA PAIXÃO PELO “DL...

. LIBERDADE PARA FERRER GAR...

. VIVA A REPÚBLICA !

. FINALMENTE, A HOMENAGEM (...

. COM OS PALANCAS NEGRAS

. POR CESÁRIO VERDE
(esq...

.arquivos

. Setembro 2007

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds