Domingo, 18 de Setembro de 2005

HOJE, A PENSAR NA ALEMANHA

germ.jpg

Ainda não sei os resultados das eleições na Alemanha mas já tenho as unhas todas roídas. Não pelo resultado, porque embora torcendo (por mero clubismo de empréstimo) pelo SPD, prefiro que a CDU ganhe eleições na Alemanha que em Portugal (prefiro a Ângela lá longe ao Jerónimo aqui perto). O problema é outro.

Julgo que a maioria dos europeus não alemães vive em sensação de alívio quando as coisas correm moderadamente bem na Alemanha. Ou seja, quando eles lá vão engrandecendo barrigas com cerveja e depois adormecem para se levantarem cedo para irem disciplinadamente para o trabalho, sem darem nas vistas. Porque sossegadinhos, eles são uns amores.

Mas os europeus não alemães inquietam-se quando a Alemanha está demasiado bem ou demasiado mal. Num caso ou noutro, são vistos como uma ameaça. Porque, até agora, quando estiveram bem demais vieram por aí fora com ímpetos imperiais. Quando ficaram em baixo de forma, tornaram-se violentos a quererem passar do oito para o oitenta e desataram à procura de bodes expiatórios nas esquinas mais próximas. Parece-me isto: reconhecemos aos alemães que têm méritos próprios para viverem, merecendo viver, burguesmente divididos em remediados e ricos mas não lhes suportamos, nem sabemos lidar, com os seus ímpetos expansionistas ou com as suas crises de depressão.

E estas eleições demonstram que a Alemanha está mergulhada numa profunda e polifacetada crise – política, social e de identidade. Para mais, é um pilar importante da Europa que está a abanar. E isso cria perturbação. Sobretudo aos não alemães. Porque os alemães, esses estão ocupados a votarem e decidirem. E sentem-se calmeirões para se aguentarem na borrasca. Só que neste mundo tão interligado, não há fraco que possa gozar com as crises dos fortes.
publicado por João Tunes às 23:15
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. NO RIO DA TOLERÂNCIA

. LEMBRANDO MARIA LAMAS, MA...

. SOLDADO FUI, OFICIAL TAMB...

. UMA VELHA PAIXÃO PELO “DL...

. LIBERDADE PARA FERRER GAR...

. VIVA A REPÚBLICA !

. FINALMENTE, A HOMENAGEM (...

. COM OS PALANCAS NEGRAS

. POR CESÁRIO VERDE
(esq...

.arquivos

. Setembro 2007

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds