Sexta-feira, 26 de Agosto de 2005

LEMBRANDO ORWELL

bull.JPG

“Uma pessoa de classe média adere ao socialismo e talvez até ingresse no Partido Comunista. Que diferença concreta faz isso? Obviamente, vivendo no quadro da sociedade capitalista, tem de continuar a ganhar a vida, e não o podemos censurar se se apegar ao seu estatuto económico burguês. Mas notar-se-á alguma alteração nos seus gostos, nos seus hábitos, na sua maneira de pensar – na sua ‘ideologia’, segundo o jargão comunista? Dar-se-á alguma mudança, excepto passar a votar trabalhista ou, quando possível, comunista? Nota-se que continua a conviver com os da sua classe; sente-se muito mais à vontade com um membro da sua classe que o considera um perigoso ‘comuna’, do que com um membro da classe operária que supostamente concorda com ele; os seus gostos em matéria de alimentação, vinhos, roupas, livros, arte, música, ballet ainda são gostos reconhecidamente burgueses; e o mais significativo é que se casa invariavelmente na sua classe. Veja-se qualquer socialista burguês. Veja-se o camarada X, membro do Partido Comunista da Grã-Bretanha e autor de O Marxismo Explicado aos Bébes. Acontece que o camarada X estudou em Eton. Estaria disposto a morrer nas barricadas, pelo menos em teoria, mas reparem que ainda deixa desabotoado o último botão do colete. Idealiza o proletariado, mas é impressionante verificar até que ponto os seus modos são diferentes dos do proletário. Talvez tenha, por mera provocação, fumado um charuto sem lhe retirar o rótulo, mas ser-lhe-ia quase fisicamente impossível levar à boca bocados de queijo espetados na ponta de uma faca ou manter o chapéu posto dentro de casa, ou até sorver o chá do pires. Talvez as maneiras à mesa não sejam um mau teste de sinceridade. Conheci muitos socialistas burgueses, ouvi-os discursar durante horas contra a sua classe e, no entanto, nunca, mas nunca, encontrei um que tivesse adoptado as maneiras dos proletários à mesa. E contudo, no fim de contas, o que os impede? Por que razão um homem que está convencido de que o proletariado reúne todas as virtudes e se dá ao trabalho de comer a sopa sem fazer barulho com a boca? Só pode ser por, bem no íntimo, pensar que as maneiras dos proletários são repulsivas. Assim se vê que ainda continua sob a influência do que aprendeu na infância, quando o ensinaram a odiar, temer e desprezar a classe operária.”

Em “O Caminho para Wigan Pier” – George Orwell

(“roubado” daqui)
publicado por João Tunes às 15:47
link do post | comentar | favorito
|
4 comentários:
De Joo a 31 de Agosto de 2005 às 21:57
Ó Carlos, o mais bravo dos mansos borra-se de medo na proximidade do mais manso entre os bravos... Mas não é isso que dá valentia aos mansos! Manso é manso (e foge!)!


De Lus Bonifcio a 29 de Agosto de 2005 às 18:19
Wigan Pier - Cais de Wigan

"The road to Wigan Pier" - canção muito popular no teatro burlesco Britânico dos anos 20, que vwersa sobre um cais a 50 Km do mar!

Orwell aproveitou o titulo da música num livro sobre a miséria do proletariado Britânico nos anos 30, no então coração industrial de Inglaterra, Manchester que Wigan é um dos suburbios.


De Carlos a 26 de Agosto de 2005 às 23:03
Essa do ter de "comer com as mãos" para provar (??) alguma coisa tem mesmo graça. Pois eu entendo que um bom hábito é mais-valia, tenha ele a origem 'de classe' que tiver. Nos bons até arrisco incluir o de ter aprendido (vidé post do 'Nino') que, lá porque os azuis não ganharam, não é por isso que o campeonato deve ser impugnado ou aqui d'el rei que vem aí o fim do mundo.
Quanto ao bicho, diga o João o que quiser e chame-lhe manso ou outra coisa assim, que para mim é mesmo mal encarado. E essa malta das primeiras filas se calhar não lhe chama 'xou-xou' quando ele investe assim...


De Elsita a 26 de Agosto de 2005 às 15:57
" É MAIS FÁCIL DESINTEGRAR UM ÁTOMO DO QUE UM PRECONCEITO "
(Albert Einstein)
COMO NASCE UM PARADIGMA?!?Conhece a história???começa assim:
Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro
> puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. ...Voltarei...até lá bom fds


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. NO RIO DA TOLERÂNCIA

. LEMBRANDO MARIA LAMAS, MA...

. SOLDADO FUI, OFICIAL TAMB...

. UMA VELHA PAIXÃO PELO “DL...

. LIBERDADE PARA FERRER GAR...

. VIVA A REPÚBLICA !

. FINALMENTE, A HOMENAGEM (...

. COM OS PALANCAS NEGRAS

. POR CESÁRIO VERDE
(esq...

.arquivos

. Setembro 2007

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds