Segunda-feira, 3 de Outubro de 2005

HIPOCRISIA PAPAL

getimage.jpg

Bento XVI, dando sinais de almejar o regresso ao absolutismo católico-apostólico-romano, disse no seu primeiro Sínodo aos Bispos e ao mundo:

“A tolerância que admite Deus como uma opinião individual mas que o exclui do domínio público, da realidade do mundo e da nossa vida, não é tolerância mas sim hipocrisia”.

Lemos e respeitamos. Até porque o Papa se julga – por esquizofrenia espiritual própria do cargo – um chefe infalível. Mas não concordamos. Longe disso, se nos ativermos à realidade próxima. E essa realidade dá mais conta de intromissão da religião católica no “domínio público” que da sua ausência ou relegação para o domínio individual. Em que se inclui o facto de, mais de trinta anos passados sobre o fim do católico-fascismo à portuguesa, a Igreja Católica ser, em Portugal, e inconstitucionalmente, aquela que domina o exclusivo “na assistência religiosa nas instituições públicas ditas "segregadas" (forças armadas, hospitais, prisões, etc.) e a única igreja que tem esse direito, sendo os seus ministros oficializados e pagos pelo Estado e, no caso das forças armadas, têm mesmo patente militar, estando integrados nos quadros de oficiais!”. Como muito bem se denuncia aqui.

Mais do que já tem a Santa Madre Igreja, só lhe pode dar o fundamentalismo religioso. E andar para trás, como pretende Bento XVI, é o caminho da regressão ao cartelismo religioso-católico livre das leis do mercado dos espíritos (ou das subjugações espirituais).
publicado por João Tunes às 16:09
link do post | comentar | favorito
|
1 comentário:
De Anna Pancini a 12 de Fevereiro de 2007 às 16:36
Gostaria de comentar que quando o Papa Bento XVI pronunciou esse comentário estava criticando o laicismo que está tão arraigado na sociedade atual. Da mesma forma que uma pessoa tem o direito de ser atéia outras também o tem de ser fiéis, cristãs. Essa atitude de banir Deus da sociedade é extremamente retrógrada, antiquada, pois priva o ser humano da sua liberdade.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. NO RIO DA TOLERÂNCIA

. LEMBRANDO MARIA LAMAS, MA...

. SOLDADO FUI, OFICIAL TAMB...

. UMA VELHA PAIXÃO PELO “DL...

. LIBERDADE PARA FERRER GAR...

. VIVA A REPÚBLICA !

. FINALMENTE, A HOMENAGEM (...

. COM OS PALANCAS NEGRAS

. POR CESÁRIO VERDE
(esq...

.arquivos

. Setembro 2007

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds