Terça-feira, 19 de Julho de 2005

LADINOS

ladinos.jpg

Não é um blogue de amor fácil por África como outros que se destinam mais a matar ou a curtir saudades pessoais do que a revelar entendimentos que aproximem terras e gentes. O blogue do Rui Guilherme é várias coisas – erudição no estudo da cultura crioula, humildade na redução de filtros interpretativos, prazer na exigência do rigor. Afinal, uma forma superior de gostar de Cabo Verde (não sendo ele um cabo-verdiano) implicitando que o gostar exige o esforço de entender e aprender - o que exige trabalho, persistência e domínio de ferramentas - e que todo o facilitismo a que se deite mão não ultrapassa a meia medida do gosto folclórico ou da cristalização do encantamento preguiçoso. Não é caso isolado entre os bloggers apaixonados por África mas as particularidades de Cabo Verde (a concentração de diversidades muito plurais, a complexidade da cultura e da identidade, lidar-se com um país africano com a tradição e o peso de contar com uma elite crioula fortemente letrada e culturalizada) tornam a empresa de entender e comunicar Cabo Verde como particularmente árdua (e por isso, para os não folclóricos, estimulante). E como são pobres aqueles que de Cabo Verde apenas conhecem uma semana de férias (e que belíssima semana, gabando-lhes o gosto!) na praia-sol-resort-mar da Ilha do Sal e por lá se ficaram a aconchegar a areia e a mergulhar nas suas águas únicas.

Para os não iniciados na cultura crioula ou nela não interessados, a leitura dos textos do Rui Guilherme, entre dois cliques de fugida, não será nem atraente nem gratificante. O que não deixa de ser um mérito pela não transigência. Amar também são os trabalhos do parto do conhecer.

Para os que nunca espeitaram a blogo-divulgação do Rui Guilherme, sugiro a leitura do post ”Ladinos” em que ele transcreve um texto de António Carreira e que é uma revelação interessantíssima sobre o baptismo dos escravos. Vão ver que ficam "clientes".

A foto é proveniente de Iluminando Vidas.
publicado por João Tunes às 11:56
link do post | favorito
|
De Rui Guilherme a 19 de Julho de 2005 às 19:43
Bom... Muito obrigado, João Tunes. Um abraço.


Comentar:
De
 
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. NO RIO DA TOLERÂNCIA

. LEMBRANDO MARIA LAMAS, MA...

. SOLDADO FUI, OFICIAL TAMB...

. UMA VELHA PAIXÃO PELO “DL...

. LIBERDADE PARA FERRER GAR...

. VIVA A REPÚBLICA !

. FINALMENTE, A HOMENAGEM (...

. COM OS PALANCAS NEGRAS

. POR CESÁRIO VERDE
(esq...

.arquivos

. Setembro 2007

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds