Quarta-feira, 13 de Julho de 2005

O GRANDE SEGREDO DE CUNHAL

capt.sge.lcv53.110705234645.photo00.photo.default-380x246[2].jpg

Na promoção das entrevistas de Judite Sousa na RTP 1, hoje à noite, com a irmã de Cunhal e o pretenso melhor amigo deste, o nosso tele-apetite é incentivado com esta revelação de choque:

”Segundo Judite de Sousa, o escritor Urbano Tavares Rodrigues revelou que "Cunhal era um poliglota, falava correctamente inglês, francês, espanhol, italiano e até russo".

Que choque de espanto: Cunhal até falava russo!!! (*)

(*) - Citando o meu amigo Manuel: "Confesso que se fosse Mirandês tinha ficado mais impressionado."

Adendas pós-tele-entrevistas:

1) Péssimas entrevistas sobretudo pelas péssimas performances de Judite Sousa. E concordo com a apreciação de JPP.

2) Eugénia Cunhal foi uma evidência da monstruosidade do quase absoluto mimetismo político-familiar. Como se a tremenda semelhança física e a camaradagem política a isso obrigassem. Ocultou mais que revelou. Tentou fazer de Cunhal no feminino e no após-vida. Fez propaganda todo o tempo, servindo um culto agora autorizado, sob o disfarce do ilimitado amor fraternal de que não se duvida (e que é um sentimento tão profundo e tão respeitável que não devia ser teatralizado, melhor seria que tivesse dito “eu adorava o meu irmão e mais não digo”). Mentiu com absoluto à vontade sobre o conhecimento da identidade do escritor Manuel Tiago (como, sem o querer, o demonstraria a seguir Urbano Tavares Rodrigues). Uma espectáculo deprimente este de ver alguém, para servir O Partido, se auto-clonar com outra pessoa para exibição na televisão.

3) Afinal a frase sobre o domínio de línguas por Cunhal e proferida por Urbano Tavares Rodrigues não foi exactamente a que se proclamou na promoção, via DN, e que aqui havia sido reproduzida. O que ouvi Urbano afirmar foi “Cunhal falava correctamente inglês, francês e espanhol, um pouco de russo, um pouco de italiano”. Ora, o “um pouco de russo” faz toda a diferença – havia uma parte do “muito de russo” que ele nunca entendeu.
publicado por João Tunes às 20:28
link do post | comentar | favorito
|
5 comentários:
De macha a 14 de Julho de 2005 às 23:17
Não vi a coisa assim. Vi uma mulher velha, bonita, muito parecida com o irmão, que quis dar uma entrevista por razões que só a ela interessam. Mentiu? Não sei nem me interessa. Ela estava tensa, pouco à vontade, não gostei nem desgostei vê-la. Disse alguma coisas interessantes. Não vi a 2ª parte. Ainda bem que a Judire de Sousa não confrontou ninguém com as suas incoerências. Teria sido estúpido.


De Jos Barbosa a 14 de Julho de 2005 às 19:57
Vi um Cunhal no feminino, a quem o irmão nunca disse nada, não deixou nenhum legado a não ser a famosa cassete, e que gostava mais do partido que da família, pois que amava mais a Rússia que Portugal já todos nós sabíamos.


De M. Conceicao a 14 de Julho de 2005 às 12:41
Ai, ele é isso, o homem falava russo. Quem diria.
Agora a sério, valeu a pena a entrevista? Eu estava cheia de sono, que a insónia na noite anterior tinha sido brava, e adormeci.


De Joo a 13 de Julho de 2005 às 23:11
Concordo, raio de aproveitamento mediático e propagandístico de um falecido ilustre. Depois daquele funeral tudo vai ser possível... É o que faz uma herança de um homem superior deixada a uma tribo de medíocres. Ou a versão rasca do marxismo-leninismo.


De magude a 13 de Julho de 2005 às 21:58
Eu que sou mais novo que a J.S. ainda me lembro do ríspido sotaque russo de A.C. nos primeiros tempos em Portugal!!! Mas a coisa não fica por aqui João! Entre a irmã e o melhor amigo(?) ainda nos há-de chegar a bombástica revelação de que Cunhal gostava de cozido à portuguesa regado com vinho de UCP, jogava matraquilhos às escondidas nas tasquinhas da Festa do Avante (alinhando sempre pelos vermelhos, claro!) e trazia na pochette uma pulga amestrada chamada Stalin que dava mortais ao som da Internacional!!! Páginas da vida de um homem em versão "Caras" com laivos de "Quinta dos Famosos". Uma tristeza!


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. NO RIO DA TOLERÂNCIA

. LEMBRANDO MARIA LAMAS, MA...

. SOLDADO FUI, OFICIAL TAMB...

. UMA VELHA PAIXÃO PELO “DL...

. LIBERDADE PARA FERRER GAR...

. VIVA A REPÚBLICA !

. FINALMENTE, A HOMENAGEM (...

. COM OS PALANCAS NEGRAS

. POR CESÁRIO VERDE
(esq...

.arquivos

. Setembro 2007

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds