Sexta-feira, 24 de Junho de 2005

RETOQUE NO COMISSÁRIO DO RETOQUE

um.JPG
dois.JPG

Iejov foi um dos “Comissários do Povo” mais sádicos entre os que serviram Estaline. O seu antecessor à frente do NKVD (percursor do KGB) foi o Comissário Iagoda. Como Iagoda matava muito mas pouco segundo a sede de Estaline, este mandou fuzilar Iagoda e substituiu-o por Iejov. Agora sim, havia um Comissário a matar que se fartava, tanto que salpicava de sangue o Politburo. E, sobretudo, Iejov adorava assassinar comunistas e seus familiares. Embora matando sempre às ordens de Estaline, deve ter assustado prever quando é que Iejov ia parar nas suas matanças. Então, Estaline achou que era altura de fuzilar Iejov e substitui-lo por Beria. Este novo Comissário também se fartou de matar até que, morto Estaline, lhe calhou a vez de ser fuzilado, agora por ordem de Krustchev.

Uma das especialidades de Iejov, além das torturas e fuzilamentos, era retocar as fotografias com as personagens que tinham participado na Revolução de Outubro. Um qualquer companheiro de Lenine caía em desgraça e, zás, Iejov ia aos arquivos fotográficos e apagava-os da cena. Trotski, por exemplo, tinha sido um dos que tinha dado mais nas vistas nos eventos revolucionários e, foto aqui, foto ali, lá estava ele ao lado do líder. Apagar Trotski das fotos revolucionárias foi uma das maiores canseiras de Iejov mas a tarefa foi levada a bom termo. E a evolução dos textos ia acompanhando a mudança das imagens como a reescrita da história do PCUS em que os antigos dirigentes assassinados ou mal vistos iam “desaparecendo” dos acontecimentos em que tinham participado com destaque.

Fuzilado Iejov, foi a vez de lhe ser aplicada a técnica do desaparecimento do registo histórico em imagem e nos textos. Se era preciso garantir que Iejov nunca tinha existido, havia que usar a “técnica de Iejov” ao desaparecido Iejov (muito menos, lembrá-lo ao lado de Estaline). Um caso concreto de feitiço aplicado ao feiticeiro. Compare as imagens do cimo – aquele que falta na segunda versão é Iejov.

Imagens retiradas daqui onde se encontram mais exemplos da “técnica de Iejov”.
publicado por João Tunes às 12:06
link do post | comentar | favorito
|
2 comentários:
De Joo a 24 de Junho de 2005 às 16:29
Guida, agora imagina-os depois do "choque tecnológico"... Beijo.


De Guida Alves a 24 de Junho de 2005 às 12:52
Não há dúvida! Os tipos descobriram o Adobe Photoshop mujito antes dos americanos... :)) Beijão.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. NO RIO DA TOLERÂNCIA

. LEMBRANDO MARIA LAMAS, MA...

. SOLDADO FUI, OFICIAL TAMB...

. UMA VELHA PAIXÃO PELO “DL...

. LIBERDADE PARA FERRER GAR...

. VIVA A REPÚBLICA !

. FINALMENTE, A HOMENAGEM (...

. COM OS PALANCAS NEGRAS

. POR CESÁRIO VERDE
(esq...

.arquivos

. Setembro 2007

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds