Quinta-feira, 6 de Outubro de 2005

SOLDADO FUI, OFICIAL TAMBÉM

mili_2.JPG

Quem se lembrou de me fazer soldado e (pior) Oficial ou era maluco ou ditador. Ao ruído e rotina das casernas, sempre preferi o cheiro dos livros ou as fervuras químicas dando novas cores e novos compostos. E as guerras de que gosto são as discussões acaloradas que rasgam madrugadas e que terminam num empate e num abraço, não desperdiçando uma faísca pelo meio. Depois, se possível, fazer qualquer coisa para que as coisas andem melhor.

Quando me lembro que me fizeram soldado, Oficial até, mandando-me para a guerra a servir sacanas e combater irmãos, tenho as minhas dúvidas se acertaram no tempo que me calharam como juventude. Fosse só eu, essa seria a única razão pela qual valeria tanto desacerto. Mas não. Foram muitos, demais.

E depois, não é por nada, mas ninguém gosta de arriscar tudo em empresas inúteis. Como se ser-se soldado e (pior) Oficial não fosse pouco, mandaram-se para uma guerra inútil, estúpida, perdida na nascença, tentando virar a história de patas para o ar.

Lá andei, não disse não, feito soldado e (pior) Oficial. Cumpri. Safei-me. Não foi mau de todo. Agora ando aqui aos trambolhões com a memória, sobretudo pensando nos irmãos-camaradas que lá – na guerra, de um e outro lado – deixaram de trambolhar, mas não me canso de chamar crime contra a juventude portuguesa à “epopeia da defesa do ultramar”.







publicado por João Tunes às 00:14
link | comentar | favorito
3 comentários:
De th a 7 de Outubro de 2005 às 00:32
Que delícia triste...este post! th


De Manuel Correia a 6 de Outubro de 2005 às 14:17
João Tunes,
Bom poste. Fiz-lhe referência no Puxa. Um abraço


De Marco Oliveira a 6 de Outubro de 2005 às 12:10
"não me canso de chamar crime contra a juventude portuguesa à “epopeia da defesa do ultramar”".
100% de acordo.
Podemos sempre reflectir: quantas juventudes ainda são hoje sacrificadas aos caprichos de ditadores?
Um abraço.


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30


.posts recentes

. NOVO POISO

. NO RIO DA TOLERÂNCIA

. LEMBRANDO MARIA LAMAS, MA...

. SOLDADO FUI, OFICIAL TAMB...

. UMA VELHA PAIXÃO PELO “DL...

. LIBERDADE PARA FERRER GAR...

. VIVA A REPÚBLICA !

. FINALMENTE, A HOMENAGEM (...

. COM OS PALANCAS NEGRAS

. POR CESÁRIO VERDE
(esq...

.arquivos

. Setembro 2007

. Outubro 2005

. Setembro 2005

. Agosto 2005

. Julho 2005

. Junho 2005

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub