
Que se cuide Jerónimo que mobilizou tudo quanto é chuis, empregados, trabalhadores intelectuais e alguns burgueses e meteu um funeral na bolsa política a render juros, enquanto os operários metalúrgicos e outros mais preferem os banhos para refrescar contra a canícula à luta contra a burguesia e o grande capital.
Que se cuide Louçã e a sua gente desviada para aulas de formação em protestos, boicotes e resistência à polícia.
Porque o
PCTP-MRPP não perdoa nos juros de mora à demora dos revisionistas e trotsquistas na mobilização dos metalúrgicos em banhos. Diz a Agência Lusa:
- O V Congresso do PCTP-MRPP, que terminou ontem em Lisboa, apelou aos trabalhadores portugueses para que se organizem e realizem uma greve geral para "isolar o Governo socialista". A "realização de uma greve geral contra o Governo de Sócrates e a sua política e pela construção de uma alternativa democrática e popular" foi uma das conclusões do congresso deste fim-de-semana, anunciou aos jornalistas o dirigente do MRPP Carlos Paisana. No entender do MRPP, "é necessário mover um combate frontal e em toda a linha" às medidas anunciadas pelo primeiro-ministro, José Sócrates, de consolidação das contas públicas, para "isolar de imediato, sem apelo nem agravo, o Governo do PS".
- Carlos Paisana definiu o Executivo como "o comité de negócios do grande capital", considerando que, "sob um rótulo de esquerda, o PS logrou conquistar a pequena burguesia para um programa político abertamente de direita", que prossegue a governação PSD/CDS-PP.
- Além da greve geral para contestar o Governo, o V Congresso do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses/Movimento Reorganizativo do Proletariado propôs reivindicações como a instituição da semana de 35 horas ou o aumento real dos salários. "O pagamento, pelo Estado, dos salários dos trabalhadores despedidos, até à obtenção de novo emprego com idêntica ou superior qualificação" e a revogação dos artigos do Código do Trabalho relativos a matérias como a contratação colectiva ou o direito à greve foram outras medidas apontadas.